O governo do Rio Grande do Sul está tomando medidas para enfrentar os efeitos da estiagem. O plano permanente e transversal de mitigação foi apresentado nesta sexta-feira pelo governador Eduardo Leite. O mesmo inclui medidas emergenciais, ações estruturantes e um sistema de monitoramento.

O Troca-Troca de Sementes

O governo também anunciou a anistia de 100% da dívida do programa Troca-Troca de Sementes para agricultores familiares dos municípios em situação de emergência. O programa foi criado para financiar sementes para a produção de grãos ou silagem. O governador destacou que essa ação terá um impacto para o governo de até R$22,5 milhões.

Também foi aberta a inscrição para o Programa de Sementes Forrageiras, que financia a aquisição de sementes para a formação de pastagens. Ações de irrigação e reservação de água já anunciadas por meio do programa Avançar também têm prioridade neste ano. Um exemplo é a construção de sisternas, para a qual o Estado destinou R$ 17,4 milhões.

Monitor da Estiagem

O Estado também criou o Monitor da Estiagem, que reúne dados atualizados da situação climática no Estado e também permite comparativos com as secas registradas em anos anteriores. A ferramenta é alimentada com dados de diferentes secretarias e órgãos do Estado, e o acesso público estará disponível nos próximos dias.

O governador também falou sobre a importância do apoio federal e da necessidade de um olhar contínuo da União para a situação de restrição hídrica no Rio Grande do Sul. Ele encaminhou um ofício ao governo federal pleiteando apoio para ampliar ações de assistência aos produtores gaúchos já realizadas pelo Estado.

O Plano Permanente e Transversal de Mitigação dos Efeitos da Estiagem do Rio Grande do Sul busca dar apoio e assistência aos produtores, além de ações estruturantes e um sistema de monitoramento para ajudar na gestão da crise hídrica. Medidas como a anistia de 100% da dívida do programa Troca-Troca de Sementes, a abertura de um edital adicional para o Programa de Sementes Forrageiras, a construção de cisternas e o monitoramento da estiagem mostram o compromisso do governo do Estado em enfrentar os efeitos da estiagem.

Produtos Gavioli Equipamentos