Nesta segunda-feira (27), o Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, recebeu o assessor especial da Presidência dos Estados Unidos para o Clima, John Kerry, com o objetivo de discutir sobre a cooperação entre os países e as mudanças climáticas. Na reunião, foi discutido também sobre a proposta norte-americana de investimento no Fundo Amazônia para a preservação do bioma.

O Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Fávaro, propôs que além dos recursos financeiros já sendo investidos pelo Mapa para o aumento da produção de alimentos livres de desmatamento e com redução nas emissões de carbono, através do programa ABC do Plano Safra, o governo brasileiro também contribua com a cooperação técnica na área de pesquisa para que ambas as partes possam implementar as melhores práticas de produção agrícola.

“Os Estados Unidos têm a maior empresa de pesquisa de clima temperado e nós temos a maior empresa de pesquisa de clima tropical. Se nos unirmos, podemos, juntos, encontrar soluções cada vez mais inovadoras para aumentar a produção de alimentos com respeito ao Meio Ambiente”, detalhou o ministro.

O enviado especial dos Estados Unidos frisou a importância de incentivar os produtores a aderirem às boas práticas, da mesma forma que as propostas brasileiras buscam, ao oferecer linhas especiais de crédito para quem adota posturas sustentáveis. Segundo ele, assim será possível garantir o avanço verdadeiro na direção da sustentabilidade.

“Quanto mais fizerem em relação às boas práticas, mais trarão credibilidade para os agricultores e para o país”, ponderou John Kerry.

Na reunião, foram discutidas estratégias como reduzir a emissão de metano na pecuária, aumentar o uso de energia limpa e combustíveis renováveis, aproveitar a experiência técnica do Brasil e dos Estados Unidos na produção de etanol para outros continentes e incentivar boas práticas.

No mês de maio, nos Estados Unidos, será realizada uma nova rodada de discussões sobre o desenvolvimento agrosustentável a partir da parceria científica. Esta iniciativa tem por objetivo dar continuidade ao debate existente.

Produtos Gavioli Equipamentos