O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, discursou recentemente no evento de lançamento do Clube de Inovação Soja, em Campinas, São Paulo, enfocando a necessidade de investir em tecnologia e pesquisa para alcançar desenvolvimento sustentável. O ministro, ao lado de ex-ministros e membros da cadeia da sojicultura brasileira, manifestou a importância de fortalecer a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de aproximar o agro brasileiro do mercado externo.

O ministro Carlos Fávaro destacou dois pontos principais como desafios de sua gestão: melhorar a imagem do produtor rural brasileiro no exterior e o fortalecimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Para atingir esse objetivo, defendeu a ideia de produzir de forma sustentável com intensificação, incorporando aproximadamente 40 milhões de hectares hoje ocupados pela pecuária.

Embrapa

Fávaro também falou da importância da Embrapa para o agro brasileiro, destacando que ela é responsável pela maioria das tecnologias aplicadas nos cerca de 5.500 municípios do país. A empresa de pesquisa, que em 2023 comemora 50 anos, deve ser fortalecida pelo Mapa com o intuito de definir o que precisa ser pesquisado e com quem. Parcerias com a iniciativa privada são vistas como um caminho para o fortalecimento da Embrapa.

Inovação

Para o lançamento do Clube de Inovação Soja, a Bayer convidou 130 pessoas que representavam 48 entidades de 18 Estados brasileiros. O objetivo do clube é aproximar e fortalecer os elos da cadeia da sojicultura, atuando de forma conjunta. Segundo dados apresentados pela empresa, as exportações do agro brasileiro movimentam US$ 159 bilhões, sendo que a soja responde por 38% desse volume.

O discurso do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, no evento de lançamento do Clube de Inovação Soja, enfatizou a necessidade de investimentos em tecnologia e pesquisa para avançar no desenvolvimento sustentável, destacando a importância de fortalecer a Embrapa e de aproximar o agro brasileiro do mercado externo. As palavras de ordem para esse avanço são inovação e sustentabilidade, com o intuito de desenvolver produtos e métodos de produção que tragam benefícios à agricultura brasileira.

Produtos Gavioli Equipamentos