
Você sabia que a pecuária de pequeno porte pode ser uma excelente alternativa para pequenas propriedades? Além de ser um investimento rentável, ela traz diversos benefícios para o meio ambiente e para a economia local. Se você está pensando em iniciar sua criação de gado, este post é imprescindível! Aqui vamos apresentar todas as vantagens da pecuária de pequeno porte e como começar do zero. Preparado(a)? Então vamos lá!
O que é a pecuária de pequeno porte?
A pecuária de pequeno porte é a atividade agropecuária voltada para a criação de animais em propriedades rurais de tamanho reduzido. Geralmente, os produtores deste tipo de agricultura são sustentados pelo consumo próprio ou comercialização local, sem grandes investimentos.
Com o objetivo de diversificar a produção e gerar renda extra, algumas propriedades rurais optam por criar animais para consumo próprio ou comercialização. A atividade leva vantagens para o produtor, que pode tirar proveito do espaço disponível na fazenda e ainda contribuir para o meio ambiente.
Os diferentes tipos de pecuária de pequeno porte
A pecuária de pequeno porte é uma atividade econômica muito comum em propriedades rurais brasileiras. Geralmente, os animais são criados para fins de consumo próprio ou para a venda de carne, couro, lã e outros produtos derivados. No entanto, existem diversos tipos de pecuária de pequeno porte que podem ser desenvolvidos, cada um com suas próprias características e finalidades.
O primeiro tipo é a criação de bovinos. Os bovinos são animais herbívoros que se alimentam principalmente de pastagens. São criados para produzir carne, leite e derivados, couro e lã. As raças mais populares de bovinos criados em propriedades rurais brasileiras são o gado nelore (Brasil) e o gado Angus (Estados Unidos).
O segundo tipo é a criação de suínos. Os suínos são animais omnívoros que se alimentam tanto de vegetais quanto de carne. São criados em granjas para a produção de carne, laticínios e pêlos. As raças mais populares de suínos criados no Brasil são o Porco Cinta Larga (Brasil) e o Yorkshire (Inglaterra).
O terceiro tipo é a criação de aves. As aves são animais com grande variedade, incluindo galinhas, patos, gansos e perus. São criadas para produzir carne, ovos e outros produtos. As raças mais populares de aves criadas no Brasil são as galinhas caipira, indiana e d’angola.
Por fim, existem outras formas de pecuárias menores como cabras, ovelhas, equinos entre outros que também podem ser explorados em propriedades rurais brasileiras.
Qual o tamanho da propriedade ideal para a pecuária de pequeno porte?
Não há um tamanho de propriedade ideal para a pecuária de pequeno porte. A atividade pode ser realizada em propriedades de diversos tamanhos, desde que se tenha espaço para a criação dos animais e as instalações necessárias. No entanto, é importante levar em consideração o tamanho da área disponível para a atividade, bem como o número de animais que serão criados.
Quais os animais mais adequados para a pecuária de pecuária de pequeno porte
Quando se pensa em pecuária de pequeno porte, é importante considerar o tipo de animal que se deseja criar. Alguns animais são mais adequados para a pecuária de pequeno porte do que outros. Por exemplo, os bovinos são animais grandes e precisam de muito espaço para viver e se movimentar. Isto significa que uma propriedade precisa ter pelo menos um hectare (10.000 metros quadrados) de área para criar um rebanho de bovinos. Por outro lado, ovelhas e cabras são animais menores e podem ser criados em propriedades com menos área disponível. Outro fator a ser considerado é o clima da região onde a propriedade está localizada. Se a região for predominantemente quente, é melhor optar por animais que sejam adaptados a essas condições, como ovinos e caprinos. No entanto, se a região for predominantemente fria, então os bovinos são uma boa opção, pois são animais resistentes a temperaturas mais baixas.